terça-feira, 25 de junho de 2013

FOME NÃO É ACESSÓRIO! (Repensando sobre o salário mínimo...!)



segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Acorda Maranhão! Em Fernando Falcão, moradores fazem "vaquinha" para comer

Perto de completar meio século sob o domínio do grupo do senador José Sarney (PMDB-AP), com poucos intervalos de governos opositores, o Maranhão não teve fôlego para acompanhar os demais estados na melhoria dos índices sociais. O Atlas do Desenvolvimento Humano da ONU mostrou que, das 50 cidades brasileiras com menor renda per capita, 28 são maranhenses.

Nas últimas três décadas, a expectativa de vida na terra da oligarquia mais antiga em atividade passou de 54 para 68 anos, mas o crescimento foi menor que no restante do País. Nesse ranking do IBGE, o Estado caiu de 23.º para o último lugar, ocupando espaço que antes era de Alagoas, terra da seca e pistolagem.

Um dos exemplos mais dramáticos da situação do Estado está em Fernando Falcão, a 542 km de São Luís. A cada oito dias, moradores fazem "vaquinha" para comprar e matar um boi. Esse "luxo" não é compartilhado por quem vive em situação ainda pior nos casebres de palha afastados do interior, que não podem contar nem mesmo com serviços temporários e de baixa remuneração da prefeitura. 

Para a maioria dos 9 mil habitantes do município que aparece em segundo lugar no ranking de pior renda per capita do País, o único alimento possível no prato é a fava. A vagem que garante proteína é comum na região. O município só perde em renda para Melgaço, no Pará, e ocupa ainda a segunda pior colocação no Índice de Desenvolvimento Humano nacional, atrás de Marajá do Sena, também no Maranhão.

A lavradora Laiane Alves Lima, de 22 anos, se queixa da falta de um pediatra no município. Quando a filha Adriele, de 1 ano, passa mal, ela tem dificuldades de levar a criança ao hospital de Barra do Corda, a 95 km de estrada de chão - Fernando Falcão não tem acesso por asfalto. "Aqui, quando adoece, o posto médico não dá remédio. Não tem uma pomada para micose", relata. Laiane prepara a comida, geralmente uma mistura de fava, num fogão improvisado em uma lata de tinta.
Extraído do Blog da Silva Tereza

 SOU A FAVOR QUE SEJA CRIADA UMA LEI DE PROTEÇÃO AO SALÁRIO MÍNIMO PARA QUE NEM O PATRÃO NEM O ESTADO POSSA MEXER NELE E QUE O TRABALHADOR QUE RECEBA ATÉ UM SALÁRIO MÍNIMO POSSA RECEBÊ-LO INTEGRAL, SEM NENHUM DESCONTO. QUANDO TODOS DIZEM SIM OU NÃO, UMA SIMPLES IDEIA SE TORNA REALIDADE! VOTEM E DIVULGUEM! VAMOS TORNAR A VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR UMA REALIDADE!

 click no link abaixo, vote e divulgue!


https://www.facebook.com/events/142679555933028/permalink/146727298861587/

 Tem sempre algo a ser descontado do salário único e isso deveria ser proibido por lei! Quem recebe apenas um salário deve ter direitos a benefícios previdenciários, sindicatos, além da isenção de qualquer imposto como por exemplo, o IPTU! Ou seja; Todo trabalhador deve ter direito a um salário mínimo integral e livre de qualquer desconto, protegido dentro da lei! A proposta é um salário totalmente livre. O descontos poderiam acontecer em cima dos adicionais, sem prejudicar o salário único e assim por diante, progressivamente. (Neuza Maria Holander)
Não temos retorno em saúde, educação, nada...! E o trabalhador de base que recebe apenas um salário é o mais penalizado! Ele não vive e sim, sobrevive, lutando para manter a sua dignidade e da família às duras penas...! Principalmente os trabalhadores das indústrias, fábricas, etc., É preciso solidariedade e compreensão por parte dos que possuem um poder aquisitivo melhor! A classe média precisa incluí-los nas lutas, porque esses trabalhadores sempre estão cansados demais, doentes demais para lutar por seus direitos e se perderem um dia de trabalho para ir às ruas lutar, tem o dia descontados em seus parcos salários e correm o risco de serem demitidos! (Neuza Maria Holander)



''Sempre acham ruim quando há qualquer tipo de política que amplie os ganhos na base da pirâmide''

“As políticas que garantem mais renda para os assalariados são progressistas. Esse aumento da renda vai para o consumo ou para a poupança. Em ambos os casos, você está criando uma circulação de riqueza, que é a essência da atividade econômica”

“O governo só tem controle sobre os preços administrados. Fora isso, o que comanda a inflação é o fator externo.''

Amir Khair, economista.
DEIXA EU VER SE ENTENDI... A CLASSE MÉDIA SE REVOLTA CONTRA OS GANHOS MISERÁVEIS DO POBRE, CRITICANDO OS PROGRAMAS DE AJUDA E QUANDO O GOVERNO TENTA MELHORAR O SALÁRIO PARA QUE TRABALHADOR DE BASE TENHA MELHOR QUALIDADE DE VIDA, O SETOR PRIVADO AUMENTA OS PREÇOS... É ISSO? E QUEREM CULPAR QUEM POR SITUAÇÕES PARECIDAS OU PIORES DO QUE VEMOS NA IMAGEM ABAIXO?



 A FOME OCULTA NO BRASIL


A fome pode ser expressa de duas formas: aberta ou epidêmica; e oculta ou endêmica.

A fome aberta ocorre em períodos em que acontecem guerra em um determinado lugar, desastres ecológicos ou pragas que compromete drasticamente o fornecimento de alimentos, isso ocasiona a morte de milhares de pessoas.
Atualmente esse tipo de fome não tem ocorrido. Hoje existem vários organismos humanitários que fornecem alimentos às áreas afetadas por conflitos.

A fome oculta possui outra característica, é aquela no qual o indivíduo não ingere a quantidade mínima de calorias diárias, o resultado disso é a desnutrição ou subnutrição que assola 800 milhões de pessoas em todo mundo.

A subnutrição fragiliza a saúde, tornando a pessoa acessível a doenças. Houve uma diminuição relativa no mapa da fome, mas a realidade ainda é alarmante.

Observando esse panorama, nota-se que a fome ou subnutrição não é decorrente da produção insuficiente de alimentos, pelo contrário, ano após ano a produção tem aumentado o volume, e é fato que a produção de alimentos é mais do que suficiente para suprir as necessidades da população mundial.//www.brasilescola.com/geografia/a-fome-no-mundo-atual.htm

Mas se há alimentos para todos, por que essa discrepância na distribuição? Penso que a teoria e aparência do que acontece em nossa sociedade está muito longe da realidade e o que é pior, ninguém quer se ver como peça contribuinte para as mazelas sociais e a maioria só aceita posar de bonzinho, de herói... Por isso, quando se vai falar no assunto é aquele negocio de culpar o sistema esquecendo-se de que quem faz o sistema somos nós mesmos, com nosso egoísmo, preconceito e prepotência! Choramos copiosamente por problemas longínquos e logo em seguida estamos apontando o dedo para um vizinho, falando mal de alguém, puxando o tapete de um colega... Sem tomar consciência de que isso são fatores que desencadeia a intolerância, a insensibilidade, o desemprego... E isso e mais aquilo vai virando uma bola de neve causadora das injustiças coletiva e consequentemente, o abandono e a fome! 
Voltando a Falar de fome... O caso mais grave do Brasil é a fome oculta causada por essa hipocrisia e insensibilidade da sociedade, com sua falsa solidariedade que primeiro ''derruba'' pra depois oferecer a mão... PENSE NISSO! (Neuza Maria Holander)
Não quero com isso isentar o poder público pelo que acontece...! bem sabemos que a política Trabalhista em nosso país é perfeita em sua teoria mas que na prática, não funciona por causa do descaso e pela corrupção dos políticos que não fiscaliza e super protegem a classe empresarial, deixando-a praticarem o lucro desmedido e explorar de forma absurda o trabalhador de base, tirando-lhes a possibilidade de viver com dignidade da forma que lhes é de direito e está dentro da constituição! Mas aí entra também entra a indiferença da sociedade em relação ao que acontece... Um exemplo são as manifestações no Brasil que é feita basicamente pela classe média e pela classe educadora. Pois bem: Diríamos; mas eles estão lutando! Sim, estão lutando... Mas a impressão que temos é que é cada um pra si, cada qual pensando nos problemas que o aflige, e não nos problemas que aflige seus irmãos que não podem ir às ruas porque o patrão não libera e se lhes sobra um pouco de tempo, estão resolvendo problemas dos filhos mal educados pela ausência dos pais que passa a maior parte do dia, da semana, enfiados nas empresas, enriquecendo seus patrões, ou estão muito doentes, correndo atrás de uma vaga na fila do S.U.S, ou simplesmente estão cansados demais pra ir a luta...! Pra piorar, ainda tem aqueles que saem em público para ''lutar'' contra algumas miseráveis ajudas que recebem do governo, os quais a classe média chama de bolsa-esmola, bolsa-votos entre outros nomes ofensivos, além de xingarem os pobres de passa-fomes, preguiçosos etc,. O que fico admirada é ver o vocabulário chulo dessa gente que se diz esclarecidas e informadas, quando se referem aos seus irmãos menos favorecidos pela sorte, explorados pela ambição desmedida por todos os lados e execrados por quem tem um nível de bens materias melhor que o deles...! PENSE! (Neuza Maria Holander)



Você que considera o Bolsa-Família um absurdo, pois, sustenta milhões de "vagabundos brasileiros" (porque com estes valores ganhos, não precisam mais trabalhar, vivem de "renda" proporcionada pelo Governo) e que "acha" que estes valores deveriam ser revertidos para a Educação, certifique-se do que se trata e depois compare com o valor da bolsa que você comprou para combinar com os seus "acessórios". E, espero que você possa compreender que FOME NÃO É ACESSÓRIO e não tem como esperar ANOS de investimento em EDUCAÇÃO, cujas verbas são desviadas pelos pobrezinhos dos políticos que trabalham MUITO e ganham salários irrisórios, que precisam ser compensados com os "fundos de previdência" dos empresários que os "auxiliam" em suas campanhas miseráveis. Observação: O benefício do Bolsa-Família varia de acordo com o valor da RENDA de cada família, o que significa que essas famílias TRABALHAM em troca desses salários GIGANTESCOS que precisam ser compensados pelo escandaloso valor do Bolsa-Família. É possível ter uma ideia dos valores pagos pelos EMPRESÁRIOS deste País A MILHÕES DE COMPATRIOTAS.

(Sonia Peres Naranjo)


                                               VALORES DOS BENEFÍCIOS

Os valores dos benefícios pagos pelo Bolsa Família variam de R$ 32 a R$ 306, de acordo com a renda mensal da família por pessoa, com o número de crianças e adolescentes de até 17 anos e número de gestantes e nutrizes componentes da família. O Programa tem quatro tipos de benefícios: o básico, o variável, o variável vinculado ao adolescente e o variável de caráter extraordinário. O Benefício Básico, de R$ 70, é pago às famílias consideradas extremamente pobres, com renda mensal de até R$ 70 por pessoa, mesmo que elas não tenham crianças, adolescentes ou jovens. O Benefício Variável, de R$ 32, é pago às famílias pobres, com renda mensal de até R$ 140 por pessoa, desde que tenham crianças e adolescentes de até 15 anos, gestantes e/ou nutrizes. Cada família pode receber até cinco benefícios variáveis, ou seja, até R$ 160. O Benefício Variável Vinculado ao Adolescente (BVJ), de R$ 38, é pago a todas as famílias do Programa que tenham adolescentes de 16 e 17 anos frequentando a escola. Cada família pode receber até dois benefícios variáveis vinculados ao adolescente, ou seja, até R$ 76. O Benefício Variável de Caráter Extraordinário (BVCE) é pago às famílias nos casos em que a migração dos Programas Auxílio-Gás, Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Cartão Alimentação para o Bolsa Família cause perdas financeiras. O valor do benefício varia de caso a caso

Nenhum comentário:

Postar um comentário